Paracelso e os elementais da natureza
Paracelso e os elementais da Natureza
Philippus Aureolus Theophrastus Bombastus von Hohenheim , conhecido como Paracelso, nasceu em 1493 na Suíça, na Cidade de Einstedein. No século XV a XVI se formou na Universidade de Medicina na Europa, foi médico, alquimista , teólogo , leigo e filósofo da Renascença alemã. Ele vivia mudando de região, gostava de conhecer o mundo e sua natureza.
Foi o primeiro que teve o pensamento de que as doenças podem ser causadas por agentes externos e que esses agentes podem ser corrigidos por medicação correta.
Paracelso também acreditava que mercúrio, enxofre e sal forneciam uma boa explicação para a natureza da medicina porque cada uma dessas propriedades existia em muitas formas físicas
A tria prima também define a identidade humana. O sal representa o corpo; o mercúrio representaria o espírito e a imaginação, julgamento moral e o mental; o enxofre representa a alma das emoções e desejos.
Na natureza da medicina, os materiais compostos por enxofre um elemento de combustão, mercúrio um elemento fluido e mutável e o sal um elemento sólido e permanente. Representa esses elementos teoricamente com um pedaço de madeira. O fogo era o enxofre, a fumaça era mercúrio e as cinzas residuais eram sal.
Para Paracelso, como a natureza visível é habitada por um número infinito de seres, a natureza invisível e espiritual é habitada por seres peculiares a qual deu o nome de Elementais ou espíritos da natureza.
Foi dividida essa população dos elementos em quatro grupos distintos: gnomos da energia da terra, ondinas das águas, os silfos os habitantes do ar e as salamandras da energia do fogo.
Afirmava que eram criaturas realmente vivas, muito semelhantes ao ser humano na forma, e que habitavam seus próprios mundos, invisíveis para nós.
De acordo com Paracelso, os elementais não seriam nem criaturas espirituais nem materiais, embora compostos de uma substância que pode ser chamada de Éter.
Eles podem aparecer e desaparecer, mas também possuem corpos físicos, muitas vezes humanóides, com necessidades semelhantes aos humanos, como alimentação, vestir, dormir e de afeto, eles possuem sociedades organizadas e realizam atividades produtivas.
Talvez Paracelso diria que estes seres vivem em suas próprias dimensões paralelamente e que dividem conosco o mesmo universo.
Cada um em seu elemento e possui suas próprias moradas, sociedade, história e leis.
São seres individualizados, cada um com sua personalidade e evolução própria e, portanto, conclui que, eles são capazes de escolher como nós entre o bem e o mal.
Ele acreditava que o papel do médico era auxiliar e ajudar, e que a própria natureza do paciente por se só cure a ele. E que a doença é falta de conexão com o sagrado.
Beijo dos duendes.
Fonte:
Quem foi PARACELSO? A Vida do Alquimista Revolucionário- Youtube – Círculo místico
Quem foi? Paracelso? Um pouco de uma grande mente- youtube-Mitos e Ritos
https://pt.wikipedia.org/wiki/Paracelso
https://mortesubita.net/alquimia/a-doutrina-paracelsiana-dos-elementais/
Comentários
Postar um comentário